top of page

WADA entra com recurso, e Jannik Sinner pode ser punido por doping

  • Foto do escritor: raquetenamao
    raquetenamao
  • 28 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de out. de 2024


Jannik Sinner pode ser suspenso por doping
Foto: Miami Open

O caso de doping envolvendo Jannik Sinner ganhou novo capítulo neste sábado (28). A WADA (Agência Mundial Antidoping) anunciou que entrará com recurso no episódio envolvendo o italiano.


Em comunicado, a entidade questionou a decisão da ITIA (Agência Internacional de Integridade do Tênis), que definiu que o número 1 não teve culpa no caso em que testou positivo para substância proibida, clostebol. A WADA, portanto, entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte, o CAS.


Leia mais:


Sinner testou positivo duas vezes em março, com uma diferença de poucos dias entre os testes. A quantidade encontrada foi ínfima, e o tenista alegou que havia sido contaminado por seu fisioterapeuta, que vinha usando uma pomada com clostebol para corte no dedo. Ao massagear o jogador, o profissional teria passado a substância para o corpo de Jannik.


A explicação foi aceita pela ITIA, que julgou a resposta plausível. Com isso, Sinner foi inocentado e não precisou cumprir período de suspensão.


Porém, a WADA acredita que a decisão de que não houve culpa ou negligência do italiano não se aplica. Com isso, a entidade optou por recorrer ao CAS.


Para a Agência, a suspensão de Sinner deve ser aplicada, por período de um a dois anos.


A punição dada a Jannik pela ITIA foi apenas a retirada de pontos e premiação de Indian Wells, torneio do qual foi semifinalista. Segunda a WADA, o recurso não pede perda de outros resultados, além do que já foi feito. Em nota, a ITIA afirmou que respeita a decisão da WADA de apelar à decisão.


Com o recurso, a situação do líder do ranking volta a ser complicada. Não há ainda previsão de tempo para que uma nova decisão, punindo ou inocentando Sinner, seja tomada.


Comments


bottom of page