top of page

Rio Open anuncia criação da Procopio Cup

  • Foto do escritor: raquetenamao
    raquetenamao
  • 30 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de nov. de 2024


Gustavo Heide foi o último campeão da MEB Cup
Gustavo Heide venceu a MEB Cup em 2023 (Foto: Divulgação/Fotojump)

O Rio Open anunciou na última semana a criação da Procopio Cup, competição que substituirá a MEB Cup e dará uma vaga no quali do ATP 500 brasileiro ao campeão.


O evento seguirá sendo realizado em São Paulo, na Sociedade Harmonia de Tênis. Em 2024, o torneio será entre os dias 10 e 15 de dezembro.


Leia mais:


O formato de disputa também se manterá semelhante ao da MEB, com oito tenistas divididos em dois grupos de quatro, com os dois primeiros passando para a semifinal.


A principal diferença é que, na Procopio Cup, não haverá limite de idade dos participantes. Qualquer tenista pode se inscrever, e o ranking da ATP será usado como critério de entrada. Na MEB, apenas tenistas jovens (sub-23 nas primeiras edições, e sub-24 na última) podiam jogar.


Além disso, a competição anterior dava um convite na chave principal ao campeão. Agora, o vencedor ficará com o WC para o quali.


“Criamos um novo evento com o objetivo de dar oportunidade para os melhores brasileiros no ranking da ATP de jogarem o Rio Open, independente da idade. Tem muito tenista que sonha com a chance de jogar o maior torneio que temos aqui no Brasil, na América do Sul, mas acaba não conseguindo e essa é a chance dele jogar um torneio com os melhores do país e sair com a vaga no qualifying”, disse Thomaz Costa, diretor da Procopio Cup.


O novo nome do evento homenageia Alcides Procópio, um dos grandes precursores do tênis brasileiro. Entre outros feitos, foi o primeiro do país a jogar Wimbledon e a ganhar torneios fora do Brasil. Fora das quadras, também foi importante, sendo um dos fundadores da CBT e também do tradicional torneio juvenil Banana Bowl.

Comments


bottom of page